quarta-feira, 10 de março de 2010

Cidades chilenas 'andam' até 4 metros após terremoto



Segundo a Nasa, a energia liberada pelo sismo foi tão grande que deslocou em cerca de 7,6 centímetros o eixo de rotação da Terra.

O terremoto que sacudiu o Chile em fevereiro redesenhou os mapas da região, causando um deslocamento de até 4 metros nas zonas próximas ao epicentro, disseram cientistas chilenos ontem.

O diretor científico do Serviço Sismológico da Universidade do Chile, Sergio Barrientos, disse que a correção do movimento causado pela superposição das placas tectônicas pode levar mais de um século.

"Há deslocamentos de até 4 metros perto de Constitución", disse ele, referindo-se à cidade que fica 360 quilômetros ao sul de Santiago e que foi uma das mais devastadas pelo tremor de 8,8 graus de magnitude e por tsunamis subsequentes.

O estudo, feito em parceria com a Universidade Estadual de Ohio (EUA), aponta que a cidade de Concepción, segunda maior do país, se deslocou três metros para sudeste. Santiago, a capital, "andou" meio metro.

"Deslocamentos significativos são evidentes em lugares tão a leste como Buenos Aires (de 2 a 4 centímetros) e tão ao norte como a fronteira (do Chile) com o Peru", disse nota da universidade.

Diário do Comércio

.

Nenhum comentário:

Postar um comentário