terça-feira, 16 de setembro de 2008

David Gilmour, do Pink Floyd, homenageia 'parceiro' Richard Wright, morto nesta segunda-feira

Os membros do Pink Floyd, no show Live 8, em Londres. Richard Wright (à direita) morreu de câncer nesta segunda-feira


O guitarrista David Gilmour, da banda britânica Pink Floyd, prestou homenagem ao tecladista do grupo, Richard Wright, que morreu nesta segunda-feira, por sua "vitalidade, alegria e humor".

Escrevendo no seu site, Gilmour disse que "nunca tinha tocado com alguém como" Wright.

"Na minha opinião, todos os grandes momentos do Pink Floyd são aqueles em que ele está a pleno vapor", acrescentou Gilmour.

Ele elogiou o talento de Wright como compositor, citando, por exemplo, duas faixas do álbum Dark Side of the Moon, de 1973, escritas por Wright.

Wright foi um dos fundadores do grupo. Gilmour foi convidado a integrar o Pink Floyd em 1968, um ano após o lançamento do primeiro álbum do grupo, The Piper at the Gates of Dawn.

Ele substituiu o guitarrista original do grupo, Syd Barrett.

"Ninguém pode substituir Richard Wright - ele era meu parceiro musical e meu amigo", disse Gilmour.

"Na confusão de discussões sobre quem ou o quê era o Pink Floyd, a enorme contribuição de Rick era freqüentemente esquecida".

"Ele era suave, modesto e reservado, mas sua voz cheia de sentimento e seu jeito de tocar eram componentes vitais, mágicos, do som do Pink Floyd".

Lenda

Gilmour disse que a combinação de sua voz com a de Wright, somada à "telepatia musical" dos dois, floresceu pela primeira vez na faixa Echoes, que tomou todo o lado B do álbum Meddle, de 1971.

Ele acrescentou: "Afinal, sem Us and Them, e The Great Gig in the Sky - ambas compostas por Wright - o que seria de The Dark Side of the Moon?", pergunta.

Este álbum, que fez da banda uma lenda do rock, ficou por mais de dez anos na parada de álbuns dos Estados Unidos.

Wright conheceu os parceiros Roger Waters e Nick Mason, co-fundadores do Pink Floyd, na faculdade de arquitetura.

Waters deixou a banda em 1981, depois de se desentender com o resto do grupo.

Wright, junto com Gilmour e Mason, continuou a gravar e a fazer turnês com o Pink Floyd durante toda a década de 1980 e início da de 90.

O Pink Floyd lançou seu último álbum de estúdio - The Division Bell - em 1994.

Em 2005, a banda completa voltou ao palco - pela primeira vez depois de 24 anos - para o concerto Live 8, no Hyde Park, em Londres.

Wright também contribuiu com vocais e teclados para o álbum solo de Gilmour, On An Island, lançado em 2006, saindo em turnê com a banda de Gilmour pela Europa e Estados Unidos..

A morte de Wright, aos 65 anos, foi anunciada por um porta-voz na segunda-feira.

Segundo o porta-voz, o músico morreu após "uma batalha curta contra o câncer". O tipo de câncer não foi especificado.
Leia mais sobre Richard Wright no Jam Sessions

Globo Online


Morre Richard Wright, tecladista e fundador do Pink Floyd

Músico estava com 65 anos e sofria de câncer.Informação foi confirmada por porta-voz da banda.
O músico e tecladista Richard Wright, um dos fundadores do grupo de rock progressivo Pink Floyd, morreu nesta segunda-feira (15). A informação foi revelada por um porta-voz do grupo. Wright estava com 65 anos e sofria de câncer.

"A família de Richard Wright, membro fundador do Pink Floyd, anuncia com grande tristeza que Richard morreu hoje, depois de uma rápida batalha contra o câncer", disse seu porta-voz em um comunicado. "A família pediu que sua privacidade seja respeitada nesta hora difícil."

Wright conheceu os também membros do Pink Floyd Roger Waters e Nick Mason na faculdade. Juntos eles formaram a banda Sigma 6, que viria a se tornar o Pink Floyd.


Roger Waters, Nick Mason, Syd Barrett e Richard Wright em fotografia feita em março de 1967.

O músico compôs algumas das principais canções do grupo, incluindo "The great gig in the sky" e "Us and them", do clássico "The dark side of the moon", de 1973.

Instrumentista talentoso, Wright lançou seu primeiro álbum solo em 1978, batizado de "Wet dream". No início da década de 1980, deixou o Pink Floyd e formou a banda Zee.

Já em 1987, o músico retornou ao Floyd para o álbum "A momentary lapse of reason". Sua última apresentação com os integrantes remanescentes da banda foi em 2005, no festival Live 8, em Londres.

Salva de palmas
O vocalista David Gilmour, que se juntou à banda em 1968 logo após a saída de Syd Barrett, escreveu uma nota em seu blog nesta segunda-feira lamentando a morte do companheiro: "Eu realmente não sei o que dizer além de que ele era um homem amável, gentil e genuíno e que fará uma falta terrível a tantos que o amavam. E são muitas pessoas. Não era ele quem ganhava as maiores salvas de palmas ao final de cada show em 2006?", lembrou.
Ouça uma seleção de músicas do Pink Floyd

G1






.

2 comentários:

  1. Pessoal

    Gostaria de saber aably opiinao de voces me relacao as bandas cover Floyd. Estou muito Confortably Numb com o que escutei em uma banda do RJ chamada Division Bell. Os caras tocam com um sincronismo impressionante. O que e ainda pior para as outras eles tem um vocal com o mesmo timbre vocal do Nosso queridinho David Gilmour. Leiam la no orkut deles. Sou uma audiofila que ja presenciei ate a banda Australian Pink FLoyd. pena que nao tenho o caontato deles mas sao surpreendentes!Leticia Spin

    ResponderExcluir
  2. Olá Leticia, no Brasil temos várias bandas covers do P. Floyd e de várias bandas famosas também. A maioria das bandas já bem conhecidas iniciaram como cover de outras.
    A precisão da Division Bell é realmente impressionante.
    Veja também a Banda Zawajus
    http://blogdotano.blogspot.com/2010/06/mateus-schaffer-banda-zawajus.html

    ResponderExcluir