domingo, 13 de julho de 2008

Dia Internacional do Rock

13 de julho - Dia Internacional do Rock!

Eu quase não tenho tempo de escrever aqui, mas hoje não dá pra passar batido, é o DIA do ROCK!

O Rock não depende da guitarra, mas sem ela o Rock existiria?

E como falar de Rock sem falar de guitarra é o mesmo que falar de doces sem falar de quindim(hummm, meu predileto), podemos chamar o dia de hoje também de "Dia da Guitarra".

A Guitarra nasceu em 1930. Muitos discordam, dizem que descende de outros instrumentos de corda muito mais antigos como o violão de 6 cordas de origem Italiana (1780). Se for assim, o violão descende da vihuela espanhola, que descende da cozba árabe e que descende de sei lá mais o que, até chegar em instrumentos feitos com cordas de tripa de onça e bojo com casca de tartaruga.

O fato é que a guitarra elétrica nasceu em 1930. Antes os instrumentos eram acústicos. E foram os componentes elétricos - e hoje eletrônicos - que fizeram a guitarra ser o que ela é hoje. E é sobre isso que quero falar. Sobre a evolução da guitarra.

De 1930 até a década de 50 a guitarra não passava de um violão amplificado. O que de fato revolucionou foi o uso da distorção, na década de 50. Isso sim que fez dela um instrumento totalmente peculiar. Foi quando também Les Paul inventou a guitarra maciça e Fender começou a produzi-las em escala industrial.

O primeiro a usar a distorção foi Chuck Berry e por isso ele deveria ser considerado, além de "Pai do Rock", também o "Pai da Guitarra". Foi com o uso da distorção provocada nos velhos amplificadores a válvula que tudo começou. Depois vieram os pedais de efeito analógicos e toda a eletrônica aplicada, chegando aos atuais pedais de efeito digital.

Portanto, a história da guitarra se divide em 3 partes. A primeira, a invenção, que é a amplificação e a segunda é o uso da distorção.

E aí você me pergunta:
-Tá, e a terceira?

A terceira ainda estão inventando, hehehe.
Mas já dá pra prever como será assistindo esses vídeos abaixo. Será uma guitarra sem cordas, uma mistura de guitarra com teclado e totalmente digital, um instrumento fácil de tocar, de rápido aprendizado e de custo reduzido.

São as guitarras de plástico do jogo Guitar Hero que estão inspirando novos "instrumentistas" e que em futuro muito breve irão inspirar a industria musical a produzir um instrumento baseado no que hoje ainda é uma brincadeira. É só esperar pra confirmar.

Não acredito, aliás, tenho certeza de que a guitarra com cordas nunca perderá seu trono, mas com certeza esse "futuro instrumento" irá dominar boa parte do mercado.

A banda The Guitar Zeros pode parecer piada. O vocalista e o baterista são acompanhados por duas guitarras de plástico do jogo Guitar Hero.


Vejam pelo menos o primeiro vídeo, mas vejam até o fim.









.

Nenhum comentário:

Postar um comentário